Você está usando um navegador antigo. Por favor, utilize versão suportada para ter acesso às melhores funções do MSN.

Uso contínuo do paracetamol pode causar danos à saúde

Logotipo do(a) Sua Dieta Sua Dieta 17/07/2014 Sua Dieta
© apops - Fotolia.com

Uso contínuo do paracetamol pode causar danos à saúde

Recorrer ao famoso paracetamol quando uma dor de cabeça resolve aparecer é mais que normal. Mas, como dizem os sábios, tudo em excesso é prejudicial. Um estudo realizado recentemente por cientistas da Universidade de Edimburgo comprovou que consumir a substância por muito tempo e em dose acima do recomendado pode causar problemas à saúde.

Durante seis meses, os cientistas analisaram 161 casos classificados de "overdose escalonada". O estudo revelou que muitos usuários do paracetamol não sabem dos riscos do consumo excessivo do analgésico ao fígado e que este problema é de difícil percepção, já que os exames de sangue não mostram os índices com relação ao remédio, mesmo após a ingestão maior que a indicada.

Segundo os pesquisadores, os 161 casos que tiveram a "overdose escalonada" tinham mais chances de ter problemas no fígado e no cérebro e de precisar de diálise ou ajuda para respirar, além de ter mais chances de morrer devido a estas complicações.

Para especialistas, quando a pessoa sentir que a dor não passa mesmo com a ingestão do remédio, é preciso que procurar um médico que possa desenvolver um tratamento próprio. Aumentar a dose não é a solução.

Mais de Sua Dieta

image beaconimage beaconimage beacon